Biografia de Laura Nyro - Terceira Fase (1984-1997)

3.1 - Terceira fase: o precoce canto do cisne (1984/1997)

Assim como John Lennon na ocasião do nascimento de seu filho Sean, Laura deixa a carreira pela segunda vez para cuidar do filho. Novamente a música e a estrada falam mais alto, e ela retorna em 1984 com o belo Mother's Spiritual. Mais que suas influencias musicais de soul e R&B da primeira fase, aqui o que sobressai através das canções são elementos mais subjetivos de Laura: O multiculturalismo de Nova York, a vida rústica em New England, e principalmente, a maternidade.

Sobre esse disco, Rob FitzPatrick escreveu que “Laura Nyro vê a natureza como uma mãe em sua perfeição, que tudo concede, uma provedora, uma força acima das disputas da religião e do comércio...”. Neste álbum, que é visto como um dos primeiros discos “ecofeministas”, Nyro inclui libelos políticos como The Right to Vote (o direito de votar). Canção escrita no auge dos anos sombrios da “era” Reagan, é uma canção bem humorada, que versa sobre o desdém do que seria o “grande” sistema.

The Right to Vote (O Direito de Votar)
Letra e Música: Laura Nyro

Agradeço aos senhores pelo direito de votar
Aposto que vocês não sabiam que eu
tenho uma voz em minha garganta
Agora deixe-me ver se posso votar em
“A” ou “B”
“A” fala muito
Mas não para mim
“B” quer a guerra
matar e reprovar
Esqueça o voto Eu só quero sair dessa
e ficar bêbada.

Eles falam que a posição das mulheres
É de esperar e servir
Sobre os véus
Da submissão e do afeto
Contudo, eu conheço meu lugar
É em um navio para o espaço
Para me levar
Pra bem longe daqui

Grandes religiões patriarcais
Cheias de anjos
Perdoando e equilibrando
Enquanto eles apertam o botão e
explodem o lugar
Tão tiranos quanto podem
Fazendo sua casa sobre uma raça
digna

Todas as cores de uma exuberância
de raças
Na terra da liberdade
Todas as mulheres estão de dieta
Eu tenho fome
Você tem fome
Eu tenho fome
Tanta fome
De paz e quietude.

Agradeço aos senhores pelo direito
de votar
Pelo microondas
E pelo velho casaco de pele de
mamífero
Agora deixe-me ver se posso votar
em “A” ou “B”
“A” fala muito
Mas não para mim
“B” quer a guerra
matar e reprovar
Esqueça o voto Eu só quero sair
dessa e ficar bêbada.

Eles falam do lugar da mulher
O lugar da mulher.
(tradução livre de Rafael Senra)

Só em 1988, quatro anos depois de Mother Spiritual, Laura excursionaria com uma banda pela primeira vez em dez anos, dedicando a turnê aos movimentos pelos animais. Essa “tour” rendeu o disco Live At The Bottom Line (1989).

O próximo disco de Nyro seria o último lançado em vida. Walk the Dog & Light the Light saiu em 1993, depois de 9 anos sem lançar um trabalho de inéditas. O canto do cisne da cantora é maduro e inspirado, um exemplo de pop bem construído e sem exageros, equilibrado e conciso.

Ela canta sobre temas como os direitos dos animais em Lite a Flame (The Animals Right Song), onde compara a opressão de elefantes presos em zoológicos a opressão de outras pessoas. O feminismo aparece em Woman of the World, que exalta as figuras de Billie Holiday, Louise Nevelson e Frida Kahlo; e em The Descent of Luna Rosé, que Laura dedica aos “ciclos mensais das mulheres”.

Walk the Dog & Light the Light, a faixa título, remete a vida na estrada, e a saudade da família e da segurança do lar. Ela aparentemente dá conselhos aos filhos e as pessoas que estão na casa, para “levar o cachorro para passear e deixar as luzes acesas”. A letra aparentemente versa sobre a necessidade de alguém cuidar do lar enquanto ela cumpre sua missão de levar a música para seu público, mas creio que se pode interpretar ali um último recado para os familiares que ficam, prenunciando a iminência de sua partida definitiva.

Uma faixa do disco, Broken Rainbow, é considerada uma das melhores músicas de Laura em sua porção mais engajada e de protesto social. Ela foi escrita para um filme homônimo, que venceu o Oscar de melhor documentário em 1985. “Broken Rainbow”, o filme, fala sobre a injusta relocação dos índios Navajo, nos EUA.

3.2. “And When I Die...” (1997)

Logo após ser diagnosticada com câncer no ovário e iniciar uma batalha contra a doença, Laura começa a fechar alguns ciclos de sua vida. Organiza uma compilação de sua obra, chamada The Best of Laura Nyro: Stoned Soul Picnic, que tem seu lançamento atrasado por conta de divergências com a gravadora Columbia. Em seus últimos dias, pediu a família para plantar uma árvore japonesa embaixo da janela de seu quarto, que cresceria depois de sua morte.

Laura Nyro morreu em Danbury, Connecticut, em 08 de abril de 1997, aos 49 anos, de câncer no ovário, a mesma doença que tirou a vida de sua mãe nessa mesma idade. Uma quantidade imensa de flores e cartas de condolência foram enviadas a Maria Desiderio, que junto com a família de Laura, seria responsável por seu espólio.

  
Continue lendo: