Biografia de Laura Nyro - Segunda Fase (1976-1984)

2. Segunda fase: uma estação de luz (1976/1984)

A vida conjugal de Laura e o provável fim de sua carreira duram poucos anos. Nyro e Bianchini se divorciam, e a cantora retorna ao mundo da música em 1976, lançando Smile, cinco anos depois de seu último disco de inéditas. Smile é dedicado à mãe de Laura, tem participação dos irmãos Randy e Michael Brecker no trompete e saxofone. Michael participaria, anos depois do antológico Shadows and Light, disco ao vivo de Joni Mitchell que reúne músicos do quilate de Pat Metheny, Jaco Pastorius e Lyle Mays. Em “Smile”, o som do violão (tocado por Laura) assume maior destaque nos arranjos.

Dessa nova fase até o fim da carreira, as letras de Laura assumem um caráter ainda mais introspectivo, sem abandonar o ecletismo e a variedade de influências características de sua música. Os temas abordados em seguida aproximam-se de certo panteísmo: pacifismo, veneração a mãe natureza e os direitos dos animais. Ainda nessa época, 1977, Laura conheceu aquela que foi sua companhia até o fim da vida, a pintora Maria Desiderio.

A tour que se seguiu ao lançamento de Smile durou quatro meses. Os shows foram gravados, e lançados em disco com o nome de Seasons of Light, em 1977. A tendência folk que Laura parecia evidenciar nessa época não se resumia aos arranjos: a própria capa do disco assemelha-se muito às capas dos álbuns de Cat Stevens.

Um ano depois ela lança Nested, inspirada pela gravidez de seu único filho (que hoje em dia mora no bronx e se tornou rapper). Assim como “Smile”, o som do violão se torna mais presente. Uma pequena “tour” sucedeu também esse álbum. “A turnê foi especial”, ela diz, “porque eu estava grávida nessa época, e cantei até umas poucas semanas antes de ter o bebê. Cantei músicas minhas e até bandeei para umas velhas canções de Curtis Mayfield e The Impressions”.

Com oito meses de gravidez, fez apresentações lotadas no Bottom Line. Tom Windbrandt diria: “Foram apresentações marcadas sobretudo pela simplicidade. Senhorita Nyro vestia uma camiseta vermelha tomara-quecaia, e tocou sem a ajuda de músicos de apoio. O que a performance perdeu em textura, ganhou em intimidade. Era quase como se Laura estivesse sozinha em sua sala de estar. O bebê aparece em uma batucada acompanhada na música. 'Estamos ambos realmente felizes por estar aqui', ela disse”.

Apesar do aparente bom astral de Laura, Nested não foi bem nas paradas, assim como os dois discos anteriores. Alguns críticos atribuíram o fracasso de vendas ao longo hiato na carreira da cantora (mesmo que seu som nessa segunda fase tenha assumido um caráter bem mais comercial e acessível).


continue lendo: